O que você vai ser quando você crescer? Quem nunca ouviu a clássica pergunta…? Os anos passaram e o que mudou foi a resposta. Afinal, é cada vez mais comum a escolha dos estudantes do ensino médio por áreas específicas do conhecimento voltadas para a indústria.
É uma mudança fruto da Lei do novo ensino médio que levou a comunidade acadêmica a reforçar que o conceito da capacitação profissional como atividade imprescindível para o crescimento econômico do país.
Foi nesse contexto que o Departamento Nacional do SENAI mobilizou, na semana passada, todas as unidades regionais a promoverem oficinas, visitas guiadas e palestras para mostrar a comunidade as opções de cursos e a infraestrutura das escolas.
A ação foi realizada em todas as seis unidades do SENAI Ceará. Na do Jacarecanga, os professores receberam várias turmas de escolas públicas e particulares para terem acesso aos cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição ligada à Federação das Indústrias do Ceará, (FIEC).
“Foi uma manhã muito produtiva”, disse o estudante Gustavo Castro, de 15. Aluno da Escola Estadual Paulo Petrola, Gustavo disse que o desejo de se matricular no curso de técnico de informática aumentou muito, nas poucas horas em que esteve em contato com os instrutores. “É uma área que não tem como não crescer. Todas as empresas e indústrias precisam desse tipo de profissional. Eu sei que o curso do SENAI Ceará vai me colocar no mercado de trabalho, o que eu tanto quero”, finalizou.
A visita foi realizada nos laboratórios de Alimentos, Oficina de logística, Ciber segurança, construção civil, mecatrônica, além das oficinas de usinagem, refrigeração e de solda. Entre as diversas áreas, o Davis já escolheu qual delas seguir: Ele se matriculou no curso de técnico em desenvolvimento de sistemas. “É um ramo que tem como objetivo a produção de mapas, que exige precisão, máxima técnica e esse universo das ciências exatas me atrai bastante”, explicou.
Os resultados da ação já estão produzindo efeito, segundo a Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará (UNED), Sônia Parente. “Nós estamos abrindo as nossas portas para que as pessoas possam conhecer o trabalho de educação profissional e a metodologia SENAI de educação que é realizada aqui, assim também como as tecnologias e os nossos projetos e laboratórios”, finalizou.
Os números mais atuais do SENAI Ceará mostram que 16.298 estudantes estão matriculados nos mais de 600 cursos profissionalizantes da instituição. É uma quantidade que vem crescendo a cada ano. “Tem aumentado muito o interesse dos jovens pelos cursos profissionalizantes. Eles querem estudar e trabalhar, o que é uma iniciativa louvável”, destacou Sônia.
E você, também conhece os serviços oferecidos pelo SENAI Ceará?
Há um mercado de trabalho gigantesco reservado para você e o SENAI Ceará quer fazer parte dessa história!
Fonte: G1