Após uma sequência de quedas iniciada no segundo trimestre de 2021, o rendimento médio real dos trabalhadores brasileiros voltou a subir entre os meses de janeiro e março. Com a alta de 1,5% na comparação com os últimos três meses do ano passado, a remuneração média atingiu R$ 2.548.
A coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Adriana Beringuy, avalia que o aumento é importante. “De modo geral, quando a participação dos trabalhadores formais aumenta, o rendimento médio da população ocupada tende a crescer”, explica ela.
Apesar da alta trimestral, o rendimento médio real dos profissionais apresenta queda de 8,7% na comparação com o trimestre encerrado em março do ano passado, segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).
Com as variações, a massa de rendimento ficou estável em relação ao trimestre anterior, estimada em R$ 237,7 bilhões. O valor corresponde também a uma estabilidade comparado ao mesmo período do ano passado.
Fonte: https://noticias.r7.com