A pandemia mudou a realidade de uma geração inteira que precisou se adaptar a uma nova tendência: o home-office.
Mesmo sem estarem acostumados a essas condições, diversas pessoas se viram obrigadas a dividir sua casa com o escritório.
A especialista em gestão de pessoas e perfis comportamentais, Mirla Caúla, revela como manter o foco e aumentar a produtividade, mas ao mesmo tempo não ficar sobrecarregado.
“É interessante programar e seguir uma agenda, determinando quais trabalhos precisam ser concluídos durante cada dia. Isso faz com que você mantenha o foco mesmo estando dentro de casa, facilitando os resultados e deixando seu dia mais produtivo”, recomenda.
Segundo a especialista, essa agenda precisa ser munida de dados como a urgência da demanda, dividindo tarefas que devem ser entregues naquele mesmo dia ou algum outro momento. Ela também indica começar o planejamento com antecedência.
Além disso, a especialista não aconselha passar muito tempo em frente ao computador.
“Eu costumo indicar que as pessoas ativem o alarme no seu celular, determinando o tempo de entrada e saída do computador para que a vista não fique cansada e seu trabalho seja mais produtivo”.
Sobre horários de reuniões, a especialista indica que não existe uma “maneira correta”. Mas revela que ter esse tipo de interação logo pela manhã pode fazer com que o restante do seu dia seja mais produtivo, já que você pode pôr em prática todas as pautas abordadas nas reuniões durante a tarde.
Para aqueles que trabalham durante a semana e fins de semana, ela dá dicas de como não se sentir tão sobrecarregado.
As dicas podem parecer simples, mas devem deixar suas horas de trabalho um pouco mais amigáveis:
“Tirar um tempinho desse final de semana pelo menos 10 minutos pra fazer uma meditação, tomar um café ou um sorvete, fazer uma alimentação que você realmente goste. Enfim, algo que te dê prazer e que deixe o seu dia mais leve”.
A especialista também falou um pouco sobre os tipos de foco e suas diferenças.
“O foco interno está ligado aos seus pensamentos e sentimentos, suas ambições diárias. Já o externo trata de resultados, entende o que está acontecendo ao seu redor e percebe o que pode ser usado ao seu favor. O último é o foco empático e as pessoas que o possuem conseguem escutar e entender outras pessoas. Esse é muito comum em profissionais que trabalham com recursos humanos ou gestão de pessoas”, ela finaliza.
Fonte: Notícias concursos