Desemprego cai para 6,2% em outubro, menor taxa da história. Brasil tem recorde de 103,6 milhões de ocupados

Com a ocupação batendo recorde no país, o percentual de desempregados no país caiu para 6,2% no trimestre encerrado em outubro. Trata-se da menor taxa já registrada na série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Antes disso, o menor nível foi registrado em dezembro de 2013, quando ficou em 6,3%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo instituto nesta sexta-feira.

O resultado veio em linha com a estimativa dos analistas, que projetavam desemprego na casa de 6,2%, segundo mediana das projeções da Bloomberg.

Recorde de ocupados

Segundo o IBGE, a queda do desemprego é uma consequência dos recordes no número de pessoas ocupadas. São 103,6 milhões de trabalhadores no país, o maior contingente da série histórica. Os números também são recorde no setor privado, com 53,4 milhões de empregados, dos quais 39 milhões têm carteira assinada e 14,4 milhões trabalham sem carteira.

Pnad x Caged

A Pnad traz informações sobre trabalhadores formais e informais. A pesquisa é divulgada mensalmente, mas traz informações trimestrais. A coleta de dados é feita em regiões metropolitanas do país.

Já a pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho só traz informações sobre trabalho com carteira assinada, com base no que as empresas informam ao ministério. Os dados são mensais.

Os números mais recentes do Caged foram divulgados nesta semana e mostraram que o Brasil abriu soma 132,7 mil em outubro.

Fonte: Jornal O Globo
29 de novembro de 2024