Se você precisa de um empréstimo e quer evitar as taxas altíssimas do cheque especial e do empréstimo pessoal, o crédito consignado frequentemente é apontado como a melhor alternativa. Porém, é importante ficar de olho nas desvantagens que vêm atreladas a essa opção de crédito.
Essa linha de crédito, apesar de famosa por suas vantagens, possui um lado que não é muito conhecido, mas que pode encarecer o empréstimo e torná-lo uma armadilha: os abusos cometidos por correspondentes bancários, que são empresas contratadas pelas instituições financeiras para atuar como intermediárias na concessão de crédito para clientes.
O crédito consignado lidera com folga o ranking de reclamações feitas à instituição, segundo dados do Banco Central. Foram 6,8 mil denúncias de oferta ou prestação de informação de forma inadequada sobre o produto no primeiro trimestre deste ano.
Em comparação, as denúncias que estão no segundo lugar do ranking somam 3,2 mil, ou seja, metade das que estão em 1º lugar. E são relativas a irregularidades como integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito em geral.
Os problemas variados do Crédito Consignado
O Banco Central aponta que os problemas em relação ao crédito consignado são variados. Dentre eles há denúncias de empréstimos contratados sem a autorização do devedor e outras que mostram que os correspondentes procuraram os devedores para fazer a liquidação antecipada, sem explicar como isso funciona e dizendo que era uma opção e não uma obrigação.