O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) e representantes de entidades sindicais do Estado promoveram, em 12 de março, o lançamento oficial do Fórum Estadual de Liberdade Sindical. O objetivo foi proporcionar um espaço para que MPT e entidades sindicais possam construir uma narrativa conjunta de efetiva promoção da liberdade sindical (saiba mais).

A data do lançamento foi uma das definições resultantes da terceira reunião do fórum, realizada na quinta-feira (22 de fevereiro), no auditório do MPT-PR. Os cerca de 160 representantes de entidades sindicais do estado do Paraná debateram, durante quase quatro horas, temas de interesse dos trabalhadores e das entidades que os representam. O ponto de partida para as discussões foi um manifesto elaborado pelas centrais sindicais no Estado e que contemplou três eixos principais para pautarem a atuação do Fórum: negociações coletivas, atos antissindicais e custeio.

O procurador do Trabalho Alberto Emiliano de Oliveira Neto, vice-coordenador nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do MPT e idealizador do Fórum, ressaltou que este espaço estrutura e consolida uma aliança histórica que pode ser modelo para a luta pela liberdade sindical em todo o país. “O MPT cumpre sua função constitucional ao criar um espaço democrático voltado à defesa da liberdade sindical”, conclui.

Além do presidente da Nova Central do Estado Paraná, Denílson Pestana da Costa, o secretário-geral da Nova Central, Moacyr Roberto Tesch Auersvald e o diretor secretário adjunto, Wilson Pereira, participaram ativamente do lançamento oficial do Fórum.

O evento foi no auditório do MPT-PR, em Curitiba, com transmissão ao vivo na página do Facebook do MPT: https://www.facebook.com/mptpr/

 

Fonte: Notícias PRT Curitiba com adaptação da Imprensa Nova Central Sindical do Paraná – NCST/PR