Saque-aniversário do FGTS é liberado para quem nasceu em maio

A Caixa Econômica Federal liberou nesta quinta-feira (2) o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quem nasceu no mês de maio.

A modalidade disponibiliza anualmente a retirada de uma parte do saldo das contas ativas e inativas do beneficiário por ocasião do aniversário, mas o trabalhador deixa de ter direito ao saque-rescisão, liberado nas demissões sem justa causa.

Quem optar pelo saque-aniversário e for demitido sem justa causa só poderá retirar o valor referente à multa rescisória. O restante da quantia ficará retido, diferentemente do que ocorre no saque-rescisão, cujo o valor integral da conta da empresa que o demitiu é liberado para retirada.

A adesão ao saque-aniversário é voluntária e pode ser feita pelo aplicativo do FGTS e nas agências da Caixa, mas neste caso é preciso levar um documento de identificação com foto.

Se a pessoa nascida em maio aderir até o fim do mês, ela terá direito ao saque neste ano. Caso a adesão seja feita após o dia 31, a retirada de parte do saldo só será permitida em 2025.

A liberação ocorre no primeiro dia útil do mês em que o beneficiário faz aniversário e fica disponível por três meses. Portanto, no caso dos nascidos em maio, o prazo vai até 31 de julho. Os trabalhadores nascidos em março ainda podem retirar até o dia 31 de maio, enquanto os nascidos em abril podem fazer o saque até 28 de junho.

O valor do saque varia conforme o saldo nas contas ativas e inativas. Quanto maior o saldo, menor o percentual que pode ser retirado. Há também uma liberação de parcela adicional, que varia conforme o total depositado no FGTS.

Fonte: Jornal Folha de S.Paulo
03 de maio de 2024