Associação Brasileira do Trabalho Temporário prevê 90 mil efetivações a partir das oportunidades provisórias

Com as festas de fim de ano chegando, muitas pessoas aproveitam os meses que antecedem esta época para buscar uma oportunidade de trabalho. A estimativa é que sejam criadas 450 mil vagas temporárias no último trimestre do ano em todo o país, aponta a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

— Estamos prevendo uma situação de estabilidade ou, até mesmo, uma pequena retração em relação ao mesmo período do ano anterior, quando tivemos aproximadamente 452 mil contratos de trabalho temporário — afirma Alexandre Leite Lopes, presidente da Asserttem.

Com relação aos setores, a maior quantidade de oportunidades, segundo a associação, está na indústria, com 45% das contratações. Na sequência, estão serviço e comércio, com 35% e 15%, respectivamente.

O segmento de logística deverá ter destaque por causa das promoções em datas especiais, como Dia da Criança, Black Friday e Natal, especialmente no comércio eletrônico, aumentando a demanda por entregas.

— A conveniência e a praticidade do comércio eletrônico fazem com que os consumidores recorram a ele para suas necessidades de compras, o que em tempos de promoções e datas sazonais impulsiona o consumo e a geração de vagas temporárias — explica Lopes.

O levantamento também apontou as chances de efetivação a partir das contratações temporárias. De acordo com a Assertem, a previsão é que 90 mil vagas, o equivalente a 20% das oportunidades provisórias, se tornem postos fixos.

No terceiro trimestre deste ano, mais de 610 mil contratos de trabalho temporário foram assinados no país. Esse número representa um aumento de 0,5% com relação ao mesmo período de 2023, quando cerca de 608 mil vagas provisórias foram criadas.

Fonte: Jornal O Globo
11 de outubro de 2024